Pesquisar este blog

sexta-feira, 2 de março de 2012

Australia - Parte 13, Tasmânia

013 Tasmânia
Muita gente não sabe o que é e nem onde fica a Tasmânia. Não é aquele personagem de desenho animado, o Diabo da Tasmânia, do “Hanna & Barbera” e sim aquela grande ilha que fica abaixo da Austrália.
vôo da “Tiger” 
Pois bem, eu também tive a curiosidade de conhecê-la. Pensamos em embarcar no “Spirit of Tasmania” que é um daqueles grandes “Ferrys” que fazem a travessia do estreito de Bass, porém enfrentar aproximadamente mais 12 horas em mar aberto vendo só água e pagar mais por isso, não me pareceu uma boa idéia, então preferimos tomar um vôo da “Tiger” e ir para Hobart, capital da Tasmânia, gastando apenas uma hora e dez minutos.
Para uma cidade com apenas duzentos mil habitantes, esperava encontrar um lugarzinho bucólico, porem Hobart é uma cidade com um comércio enorme e vibrante, com grandes magazines e muitas galerias.
 Comércio em “Salamanca Place” 
Conhecer a cidade é fácil, pode-se fazer-lo caminhando. O porto de “Sullivans Cove” com centenas de veleiros atracados dá um magnífico cenário para lindas fotos. A avenida e o calçadão em frente ao mar com dezenas de restaurantes e peixarias onde se pode comprar preparar e comer o peixe que foi pescado poucas horas antes. Foi aqui que almoçamos quase todos os dias que passamos na cidade.  “Salamanca Place” é o reduto artístico e gastronômico da cidade, muito charmoso e a apenas poucos passos do porto Sullivans.
 Errol Flynn, from Tasmânia to Hollyhood  
No final de “Salamanca Place” entrando à direita, atravessamos o “Battery Point”, um dos mais antigos bairros da cidade, com lindas casas no estilo Georgiano e Vitoriano, mais alguns minutos caminhando chegamos em “Sandy Bay”, aqui muitas marinas e milhares de veleiros atracados, e no final da praia, um enorme hotel cassino complementa o cenário. Foi aqui em “Sandy Bay” que nasceu um grande ator de cinema de “Hollyhood” chamado “Errol Flynn”, mas infelizmente, acho que só pessoas da minha idade ou mais velhas vai se lembrar dele.
Um dos pontos turístico mais concorrido na Tasmânia é o Sitio histórico de “Port Arthur”, neste local em 1830 os ingleses estabeleceram uma das primeiras colônias penal da Austrália. Por volta de 1840, mais de duas mil pessoas entre prisioneiros soldados e civis viviam em “Port Arthur” transformando no principal pólo industrial. “Port Arthur” é um pouco longe de Hobart, para conhecer este sitio histórico pegamos um tour que nos apanhou às 8 horas da manhã e retornamos às 18 horas.
“Port Arthur” 
Um dos, literalmente falando, mais deliciosos passeios que tem pra se fazer na cidade é a visita a fabrica de chocolate “Cadburry”. Como a Tasmânia produz um do mais puro leite do mundo, junto com o bom cacau produzido na Ásia, só podia resultar em chocolates deliciosos. Saímos com a sacola cheia. 
A Tasmânia, devido ao seu clima mais frio, é o principal produtor de frutas, vinhos e queijos, e é possível visitar a maioria dessas fazendas. A Tasmânia também é um ótimo destino para os apaixonados por turismo rural e radical, porém como nossa estadia era de apenas quatro dias e já tínhamos marcado o vôo de volta à Melbourne, não visitamos nenhum desses produtores.


Com as baterias recarregadas de energia e o corpo descansado devido à tranqüilidade do local chegamos a Melbourne para conhecer uma das mais lindas rodovias a beira mar e visitar os 12 apóstolos. Mas isso eu conto depois.

Continua na página, Austrália - Parte 14, De Melbourne até os 12 Apóstolos.

Um abraço
Osmar

Nenhum comentário:

Postar um comentário