Pesquisar este blog

quinta-feira, 15 de março de 2012

Indonesia - Parte 02, Comer Rezar e Amar em Bali

Comer Rezar e Amar em Bali
16 de Novembro
“Elephant Ride”
Para quem leu o livro, ou assistiu ao filme “Comer Rezar e Amar” talvez se lembre que a escritora “Elizabeth Gilbert”, no filme interpretada pela atriz Julia Roberts, conheceu seu grande amor um comerciante brasileiro, interpretado pelo ator Javier Bardem, na bela e bucólica cidadezinha de “Ubud”. Pois bem, hoje fomos conhecê-la. Porém, antes pela manhã, assistimos a um show de dança Balinesa e a caminho de Ubud que fica mais no interior da ilha fizemos mais uma parada para uma experiência inusitada, o“Elephant Ride”, um passeio no dorso de um elefante. O passeio dura apenas 30 minutos, mas com certeza foi fascinante e inesquecível. Em seguida visitamos a Caverna dos Elefantes, que é um templo hindu escavado sob a rocha de uma montanha.
Alimentando o elefante
Em Ubud, no centro da cidadezinha, está o parque “Floresta dos macacos”, onde um sem número desses simpáticos bichinhos interagem com os visitantes que trazem bananas ou outras guloseimas. Após um giro pela cidade fomos para “Tegalalang”,   ver os antigos terraços de plantações de arroz e ainda seguimos até o “Kintamani Vulcano”, um dos maiores vulcões da ilha. No retorno, nova paradinha em Ubud para visitar o comércio local, mas infelizmente nem a Miriam encontrou o Javier Bardem e nem eu encontrei a Julia Roberts . Acho que chegamos um pouco atrasados.
17 de novembro, Padang-padang e Nusa Dua
“Padang-padang”, é uma praia paradisíaca, ela aparece também no filme “Comer rezar e amar” e a curiosidade da Miriam nos fez programar uma visita a essa praia. Para chegar até ela, e preciso passar por um Templo Hindu e depois descer uma íngreme escada entre o vão de duas gigantescas rochas e parte desse caminho foi escavado na rocha por antigos devotos e construtores do templo. O caminho é curioso e único e nos faz imaginar dentro de um filme do “Indiana Jonnes”. Depois, visitamos também a praia de “Dreamland”e por fim tomamos o caminho para “Nusa Dua”.
Praia de Padang-padang
Quando chegamos ao entroncamento das rodovias, deparamos com um bloqueio policial, o Sr.Barak Obama, presidente dos Estados Unidos e todos os outros presidentes ou representantes dos países Asiáticos, resolveram ir a “Nusa Dua”no mesmo dia que nós, até agora não sei quem disse a eles que nós estaríamos lá. Ok, é brincadeirinha, a verdade é que está sendo realizada a “Conferência de cúpula dos países da Ásia Oriental” e o Sr. Barak Obama foi convidado e nós ficamos de fora, os policiais não deixaram nosso taxi passar. Então conhecer essa praia vai ficar para a próxima vez. Ah, mais uma curiosidade pra quem quiser conhecer um pouco da língua de Bali, “Nusa Dua” significa Duas Ilhas. 
18 de novembro
Bintang, deliciosa cerveja local
Relax nas praias de Sanur Village
Mudamos para um hotel a beira mar, para relaxar os últimos dias na ilha. O “Besakih Beach hotel”, o hotel é grande, com um imenso jardim que vai até a areia da praia. Emoldurando a praia, tem uma grande piscina e no lado direito um amplo restaurante. Na areia da praia, uma infinidade de espreguiçadeiras à sombra de palmeiras e arvores de copas imensas. O hotel não tem muro ou qualquer outro tipo de cerca entre a praia e as áreas reservadas do hotel. O lugar é muito agradável, porém, infelizmente a Miriam não teve muita sorte com alguma coisa que ela comeu, passou o dia todo com indisposição estomacal.
19 de novembro
Levantamos com a mais pura intenção de não fazer nada, apenas relaxar nas espreguiçadeiras a beira da piscina, porém no momento em que a Miriam vestia o maiô de banho, deu mal jeito nas costas e adeus relax. Teve que deitar na cama para esperar a dor passar. Por volta da hora do almoço, como a dor não passou, tomamos um taxi e fomos a um terapeuta em “Depensar”
O terapeuta, especializado em medicina oriental, acupuntura e accupressure disse que ela estava com o “yin e o yang” desbalanceados. Como a Miriam nunca utilizou este tipo de medicina, mas, como as dores eram grandes resolveu tentar. Inicialmente o terapeuta aplicou algumas agulhas nas costas das mãos, depois pressionou os pés com pequenos bastões. A partir deste momento a Miriam já apresentou uma melhora. Depois o terapeuta aplicou algumas agulhas nas costas e finalizou o tratamento com massagens.
Qual medicina é melhor?  A Oriental ou a Ocidental?  Eu não sei. O importante é que a Miriam saiu do consultório caminhando normalmente e aliviada da dor que suportou.
Miriam desfrutando a piscina do hotel
20 de novembro
Hoje é nosso último dia em Bali e parece que o tempo passou muito rápido. Todos os bons momentos parece passarem mais rápido. O que posso resumir é que Bali é simples e graciosa. No inicio eu me assustei com a aparente pobreza e o caos do transito. A verdade é que durante os 9 dias passados aqui, não vi um único acidente sequer e a aparente pobreza não passa de um jeito simples de viver. Os Balineses são felizes e honestos. Não se vê pedintes nas ruas, ambulantes desagradáveis nas praias, nem cercas elétricas ou de arame farpado e nem pensar em grades nas janelas. É um país pobre? Eu não tenho tanta certeza, pois a tranqüilidade, honestidade e segurança que este povo respira, é a maior riqueza que um país pode ter.
Uma dica para quem quiser se aventurar por aqui. Nosso guia foi o Sr. Ariadi, um taxista gentil, honesto e que fala inglês. O telefone dele é +(62) 81338 653 086 e o e-mail é ariadi7880@hotmail.com
Até a próxima. Eu mando noticias daqui e vocês me mandam daí.
Abraços
Osmar e Miriam
       

Nenhum comentário:

Postar um comentário