Pesquisar este blog

sexta-feira, 2 de março de 2012

Australia - Parte 03, eta povinho estranho

003 Povinho Estranho
Hi Folks. I’m back.
Pois é, Eu já contei pra vocês uma porção de coisas legais que tem por aqui. Contei que não tem um buraquinho sequer, nas ruas e avenidas. Que os ônibus são enormes e se viaja sentado em bancos estofados, e é lei, é proibido levar mais de 15 passageiros em pé. Eu só consegui viajar de pé duas vezes, e não foi o trajeto inteiro, e ainda por cima o motorista não cobrou, mas, neste caso, eu acho que ele percebeu que eu era turista meio bobão sem saber nem pra onde estava indo.
Já falei da enorme quantidade de parques e bosques com grandes gramados e com churrasqueira, é isso sim, a prefeitura coloca mesinha e churrasqueira nos parques. Elas são elétricas e grátis, isso mesmo, grátis. Não se paga nada. Aqui perto do apartamento do Osmarzinho, a cerca de 3 minutos caminhando, temos três parques com mesinha e churrasqueira, se andar um pouco mais, tem outros.  Já falei também da tranqüilidade dos subúrbios e etc.
Agora já estou aqui a mais de 45 dias, então a gente vai conhecendo melhor as coisas, e vê que eles também têm suas “maluquices”. Por exemplo: eles têm um bilhete de ônibus que chama “travel 10”. Pois é, você compra o cartão que vale 10 passagens e paga 20% mais barato, olha só que burrice dos donos de empresa de ônibus. No Brasil, eu compro o vale transporte pros meus funcionários, ida e volta, ou seja, mais de 50 passagens pra cada um e não tenho um tostão de desconto. O metrô de São Paulo eliminou o passe múltiplo com desconto, já faz tempo. Veja como eles aqui não sabem ganhar dinheiro.
E agora que nós já temos comprovante de residência fizemos um cadastro na biblioteca local, e olha outra coisa que eu desconheço aí  no Brasil, a biblioteca tem computadores com conexão internet e também emprestam  CDs, DVDs, DVDs infantis, por mais de uma semana, e tudo de graça.
Outra mania esquisita dos australianos, diferente da nossa, é na entrada dos ônibus ou metrô, eles ficam “paradão”, feito estatuas esperando o povo sair dos mesmos, pra só depois entrar. Não é esquisito? Em São Paulo, por exemplo,  o povo brasileiro é festeiro, faz aquela farra do empurra empurra  pra entrar antes dos outros saírem, aqui não, eu não entendo!
Outra maluquice. Todo mundo anda na contra mão, chamada de mão inglesa, e só não acontece verdadeiras tragédias, porque o outro motorista também está na contra mão, então não bate. Não é esquisito?
Parque público aqui ao lado de casa
O aluguel aqui não é barato em relação a maioria das cidades brasileiras, mas não fica muito longe do aluguel do Rio de Janeiro. Porém as despesas de condomínio, IPTU,  água, e até limpeza de piscina, se tiver, é tudo por conta do proprietário, o inquilino só paga o aluguel combinado e a energia elétrica. Os donos de imóveis no Brasil não são mais espertos? Ah! E outra coisa curiosa, tem mais de uma companhia de energia elétrica que fornece energia pro mesmo imóvel, ou seja: Se eu não gostar dos serviços prestados ou do preço de um fornecedor, eu posso trocar por outro. Os governos estatais brasileiros, que controlam as empresas de fornecimento de energia elétrica, são muito mais espertos, ou você paga ou eles cortam e usam a energia sobressalente pra iluminar grátis as favelas e ganhar votos.
Agora vamos falar de outra burrice de algumas empresas australianas. O petróleo por exemplo. Eles aqui não são auto-suficientes na produção como nós brasileiros somos. Os funcionários deles, os de médio e baixo escalão, é lógico, recebem mais que os nossos e em dólares, o petróleo é quase todo importado, e eles ainda vendem mais barato. E o que é pior, não tem álcool, a gasolina é pura, tem entre 85 e 95 octanas e custa o equivalente a R$ 2,00 reais. Não é uma baita burrice deles, eles podiam usar a  desculpa de que é importado, que os países árabes estão com problemas políticos e sociais etc. mas não. As empresas de petróleo no Brasil não são mais espertas?
É, tem muita coisa estranha aqui. Quem cuida das calçadas é a municipalidade, e eles têm uma mania de querer deixar tudo lisinho,  degraus de apenas 1 ou 2 cm. de altura, já estão desgastando com um tipo de lixadeira grandona que gasta a saliência, pra ficar mais fácil pros paraplégicos e cadeirantes. Eu não sei pra que tanto desperdício de dinheiro, na minha cidade aí no Brasil, as calçadas têm degraus que mais parece escada entre 30 a 50 cm de altura, as velhinhas e os paraplégicos se viram como podem e a prefeitura economiza uma boa grana.
E hoje então! Veja que coisa estranha. No calçadão aqui do bairro, tem um painel bonito de inox e vidro, que é um mural, pro povo colocar os anúncios de “garage sale”, recados, aviso de atividades sociais etc. olha só, tinha um recado assim: Foi encontrada uma pulseira de prata “silver bracelet” com detalhes. Quem perdeu ligar para fone tal e tal.
Eles não são malucos?
Por aí da pra ter uma idéia como este país tem um povinho esquisito também, ta vendo como nem tudo é perfeito, eu conto as coisas boas mas quando vejo coisas estranhas eu conto também.

Continua na página, Austrália - Parte 04, A bela Sydney em um dia de chuva

Um abraçãaaaaao a todos os amigos
Osmar

Nenhum comentário:

Postar um comentário