Pesquisar este blog

sexta-feira, 2 de março de 2012

Australia - Parte 06, Conhecendo os arredores de Sydney

006 Primeiro Wikend motorizado
Hello my friends
Até que enfim. Não é fácil comprar carro usado, depois de vários dias procurando pelos jornais, internet, revendas, perder dias inteiros em ônibus e metrô, atravessar toda a cidade para ver um carro e depois constatar que não está do seu gosto. E então ter que recomeçar a maratona de checar novos anúncios e mais caminhadas pelas revendas e etc.- etc. Ufa, enfim compramos o carro. Mais um pouco de tempo para entender os procedimentos legais, para fazer a transferência, seguro, e o mais importante, treinamento para assimilar a mão invertida. Agora sim, podemos nos sentir mais integrados ao meio ambiente local, ou seja. Vamos passear moçada!!!
Compramos uma Hundai Santa fé 4x4, automático ano 2001 por R$ 18.300 reais, mas está inteirona. É nosso primeiro fim de semana motorizado então lá vamos nós! Praias, praias e mais praias. Eu já estava começando a sentir saudades das nossas aí do Brasil.
Agora veja só que ironia. Depois de tanto tempo andando a pé e de "busão", quando pegamos o carro, adivinhem qual foi o programa que o Osmarzinho escolheu? Fazer uma caminhada de aproximadamente 15 km ida e volta por uma trilha na mata do parque nacional que margeia a Baia de Sydney e conhecer algumas das dezenas de praias do lado norte próximo ao “Taronga Zoo”.
Chowder Bay beach 
Começamos a caminhada em “Chowder Head” e depois de pouco tempo visualizamos a primeira praia. “Chowder Bay beach”. Linda. Faz lembrar um pouco a nossa praia do Guaiúba aí no Guarujá, pela ordem têm: a água cristalina, a areia, depois árvores frondosas sobre um gramado enorme, onde muitas crianças brincavam e famílias inteiras se deliciavam fazendo pic-nic ou churrasco enquanto outra grande parte do público se bronzeava sob o sol. E por fim a mata do parque nacional. As semelhança ficam só nisso porque a estrutura aqui é de tirar o chapéu.
Vale lembrar que a trilha é muito bem construída, sinalizada, conservada e segura, tem pontes, escadas com corrimão, bancos de jardim para descanso e uma vista de perder o fôlego. Qualquer pessoa pode fazer esporte por estas trilhas. Cruzamos com jovens, casais, pessoas idosas e até mulheres com crianças pequenas.
Balmoral e Hunter Bay 
Caminhando aproximadamente mais 1 hora atingimos a praia do Obelisco. Para quem interessar, esta é uma praia nudista, a praia é pequena e bonita, mas, infelizmente tinha mais homens que mulheres. Seguimos mais 1 hora pela trilha e chegamos a “Hunter Bay” formada por duas enseadas que são as praias de “Balmoral Beach”e “Edwards Beach”. Aqui novas surpresas. Parece detalhe pequeno, mas para quem gosta de umas cervejinhas, um banheiro público é fundamental, e o banheiro da praia, além de estar limpo, que aqui é normal, tem um grande vestiário como esses de clubes,  com bancos cabides e vários chuveiros, curtir uma praizinha e depois poder tomar banho e  se trocar antes de voltar pra casa ou pro trabalho, é muita moleza.
fish and ships 
Mais ou menos no meio da praia tem uma antiga e majestosa construção do ano de 1908 que hoje abriga o serviço de resgate a banhistas, algumas lojinhas de souvenir e um refinado restaurante todo envidraçado com pratos de até $118,oo dólares cada. Desnecessário  dizer que compramos do outro lado da rua em um take away, dois “fish and ships mais uma coca-cola” por 10,50 cada e comemos tranquilamente sentados na grama da praça.
Hunter Valley wines
Na outra ponta da “Edwards Beach”, estava sendo realizada uma feira com produtores da região de “Hunter Valley”, além do internacionalmente conhecido e bom vinho produzido na região, tinha também degustação de queijos e azeites. Agora aqui está uma grande diferença das feiras brasileiras, aqui pra provar também tem que pagar, excluindo o azeite,  compramos uma tacinha e cada prova de vinho custava três dólares, por esse óbvio motivo, saímos bastante lúcidos da feira e iniciamos a jornada de volta sem risco de errar o caminho.
entrada principal do Luna Park
Com o horário de verão, o sol ainda dando vida ao verde dos imensos gramados ao azul do céu de brigadeiro e a esmeralda do mar cristalino, ainda tínhamos luz e tempo para desbravar mais um pouco os cantos desta esta cidade, então fomos conhecer o “Luna Park”. Quem ainda não viu nos filmes de época, aqueles parques com carrossel, roda gigante, tiro ao alvo etc. O “Luna Park” é um parque de diversões muito antigo, em estilo “Arte Decot” construído no inicio dos anos 1900, se manteve vivo até próximo dos anos 70, quando uma crise financeira obrigou o fechamento. O interessante é que o povo se mobilizou, em passeatas para que fosse resgatado esse já considerado patrimônio da cidade de Sydney.  No final dos anos 70 ou começo dos 80, não me lembro bem, o “Luna Park” foi todo restaurado com os desenhos, pinturas e cores originais do seu tempo áureo. Portanto estou ansioso pela chegada do meu netinho para voltar ao parque. Simplesmente andar pelo parque, comer um algodão doce, ouvindo as músicas tradicionais e o riso de centenas de crianças, é como se sentir dentro de um filme dos anos 50 além da vista magnífica, do outro lado da baia, dos dois maiores ícones da cidade que são o prédio do “Opera House” e a “Bridge Harbour” 
Pois é pessoal, de carro da pra conhecer muito mais lugares, e assim que tiver mais novidades eu conto pra vocês.

Continua na página, Austrália - Parte 07, Serviço de Saúde

Um abraço
Osmar

Nenhum comentário:

Postar um comentário