Pesquisar este blog

sexta-feira, 2 de março de 2012

Australia - Parte 07, Serviço de Saude

007 Paramédicos
Acho que todo mundo já viu nos filmes americanos, aqueles paramédicos do “Nine One One” correndo feito doidos pra chegar em tempo no local do acidente e tentar salvar até os “mortos” no meio dos feridos.
E os seriados do “Plantão Médico” ou o “ER” todo mundo já assistiu, não é?  Mas e na vida real, será que é igual?
Pois bem pessoal ontem eu fui testar “in loco” os serviços hospitalares de emergência e constatei que são bons. Por volta do meio dia, após fazer uma pequena caminhada sob um sol relativamente forte. Caminhei cerca de quatro ou cinco Km, entrei numa grande loja pra pesquisar os preços das lavadoras e secadoras. Depois de anotar varias delas, minha pressão caiu, fiquei tonto e me sentei numa cadeira, dai minhas mãos ficaram formigando e senti náuseas, fiquei mais “Pálido que cowboy em filme de Bang-Bang”. O vendedor da loja chamou os paramédicos e eles chegaram com menos de cinco minutos. Atenderam-me melhor que os hospitais do ABC ou Guarujá, verificaram minha pressão, e com um aparelhinho eletrônico picou o meu dedo, tirou uma gota e checou o meu sangue, até eletrocardiograma eles fizeram no local. Aos poucos fui me recuperando e 15 ou 20 minutos depois eu já me sentia completamente normal, mas os paramédicos não me liberaram, disseram que se eu voltasse pra casa caminhando novamente sob aquele sol de rachar mamona, eu poderia passar mal novamente, então eles iriam me levar até o hospital pra verificar por que eu passei mal e depois me levariam pra casa.
No hospital tiraram mais três amostras maiores de sangue para análise e fizeram novo eletrocardiograma. Fizeram teste de reflexo e visão e mais um monte de coisas, tudo na hora e no próprio hospital. Só não fizeram teste de urina porque realmente eu não consegui fazer xixi naquele papagaio de bico largo. Depois me deram soro e fiquei repousando por algumas horas. Em seguida, nova retirada de sangue para teste, leitura de pressão e novo eletrocardiograma. E assim foi até as 11 horas da noite.
 Moral da historia, me entregaram os resultados dos exames e parece que minha saúde está normal e que o meu problema é não ter mais 18 anos, é velhice mesmo, e o melhor é comprar um chapéu e não sair com sol forte.
North Sydney Royal Hospital
Como não tenho o cartão de saúde publica daqui, me cobraram 105,00 dólares, o equivalente a 170 reais e se comparado com o preço de uma consulta médica aí no Brasil, eu acho que não cobriu a consulta e o monte de exames que fizeram. Paguei no cartão e deram-me o recibo e agora quem sabe eu consigo receber do “INSS”. O que vocês acham?
Bem pessoal, está checado os serviços dos paramédicos e de emergência hospitalar. Minha saúde está legal, já posso começar a fazer esportes, como levantamento de copo ou balão de gás, micro maratona e salto de sarjeta e não esquecer que tenho 59 anos.
Um grande abraço aos meus “VELHOS AMIGOS”

Continua na página, Austrália - Parte 08, Tracking around Sydney Harbor

Osmar

Nenhum comentário:

Postar um comentário