Pesquisar este blog

sexta-feira, 2 de março de 2012

Australia - Parte 10, Como é ser consumidor

010 Cashback e Rebate
Cashback e Rebate, vocês podem saber o que significam estas duas palavrinhas no sentido literal, mas na prática eu duvido. Realmente mesmo depois de cinco meses na Austrália ainda vejo coisas estranhas para os olhos de um brasileiro. Vou explicar:
No mês passado compramos uma máquina de lavar roupa top de linha Sansung 8 kilos por A$ 750 dólares, mesmo convertendo para o real, se analisarmos os recursos que ela tem, o preço não deve ser muito diferente do Brasil, porem aí vem a diferença: O fabricante, como incentivo de vendas estava oferecendo A$ 100 dólares de devolução ao comprador, o tal do “cashback”. Esta é uma diferença das promoções no Brasil, muitas vezes o fabricante reduz o preço de fabrica, mas o lojista não repassa  ao consumidor, aqui o desconto realmente vai direto para o consumidor final. Também o governo Australiano, através do departamento de água estava oferecendo A$ 150 dólares de devolução, o tal do “Rebate”, para quem comprar modelos de lavadoras mais modernas que consomem menos água e, em contrapartida incentivar as vendas para minimizar a crise mundial, que aqui realmente foi uma “marolinha”.
Pois bem, preenchido os formulários, o departamento de água já depositou os 150 dólares na minha conta e a Sansung mandou e-mail avisando que já enviou o cheque de A$ 100 dólares pelo correio. Vejam só, a maquina de lavar top de linha saiu por A$ 500 dólares, R$ 825 Reais. Alguém já viu coisa parecida aí no Brasil?
E tem mais, como nos arquivos do governo já constava esse “Rebate” para o nosso endereço, recebemos do departamento de água uma carta com um envelope selado para remetermos  cópia do contrato de locação comprovando se tratar de outra família.
O governo também está incentivando o povo a fazer isolamento térmico nas casas para economizar energia elétrica, então estão pagando quase 100% dos serviços, cerca de A$ 1200 dólares.
Agora eu sei na prática o que quer dizer “Cashback e Rebate”. Dá ou não dá inveja de um país onde as coisas funcionam?
MAS E A FAMÍLIA COMO VAI?  Vai bem, muito bem, bem-bem! Só falta a família do meu outro filho Rogério por aqui pra tudo ficar perfeito.
Vocês devem ter percebido que eu sumi por uns tempos, brinquei com os netos todos os dias e fomos passear quase todos os dias. Estou curtindo o máximo passível porque após o réveillon vou para Melbourne e no dia 27 de janeiro estarei retornando para o meu Brasil com todos os seus defeitos, e sei que vou ficar muito tempo sem poder revê-los, mas em compensação, vou estar mais próximo do meu outro filho e dos meus amigos. Por isso quero desejar um FELIZ NATAL E UM ANO NOVO REPLETO DE REALIZAÇÕES, AVENTURAS, VIAGENS E TUDO MAIS QUE VOCÊS DESEJAREM.
FIQUEM RICOS, MUITO RICOS E ME PAGUEM MUITAS CERVEJAS!
Por falar em Natal, parece que por aqui o espírito natalino ainda está impregnado no povo, teve apresentação de Coral com músicas natalinas no calçadão de Lane Cove, na praça próxima ao apartamento do Osmarzinho e em inúmeros outros pontos.
Neste ultimo sábado, passamos o dia em Darling Harbour onde além da decoração, da árvore e da apresentação de corais ainda de quebra teve um fantástico espetáculo de fogos de artifício.
Estou recuperando meu espírito natalino que nos últimos anos fiquei preocupado achando que o houvesse perdido.
Tchau pessoal, Feliz, feliz, feliz Natal.

Continua na página, Austrália - Parte 11, Festejando o Ano Novo

Osmar

Nenhum comentário:

Postar um comentário