Pesquisar este blog

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Alsácia e Champagne (França)


Continuação de nossa viagem de Jubileu de Rubi, onde visitamos as Villages de:

Lauterboug, Strasbourg, Obernai, Barr, Salestat, Bergheim, Ribeauvillé, Riquewihr, Colmar, kaysersberg, Eguisheim, Baden-Baden, Heidelberg, Speyer, Rems, Epernay, Ottrott, Molsheim, Marlenhem e finaliza novamente em Lisboa.

Alsacia França, é como estar em um conto de fadas.

01 de Setembro

Nossa porta de entrada na Alsacia, foi a cidade de Lauterbourg, fronteira da Alemanha com a França a caminho de Strasbourg. Se a primeira impressão é a que fica, ficou uma ótima. A cidade é limpa, agradável e toda florida. Paramos em uma pequena “Boulangerie” onde lanchamos um sanduiche feito com a original e saborosa “Baguette” francesa e seguimos viagem passando ainda por Drusenhein até chegar ao nosso destino de hoje, Strasbourg.


FOTOS DE LAUTERBOURG








02 de Setembro
Strasbourg é uma cidade grande apesar de ter apenas 271.000 habitantes, sua aérea metropolitana chega a 750.000 pessoas. Situada na margem esquerda do Rio Reno é a capital da região da Alsacia, o centro histórico conserva sua arquitetura original impecável. Vários canais navegáveis formam um circulo criando uma grande ilha, mantendo  seus principais edifícios históricos em seu interior. Na entrada do centro histórico situa-se um pitoresco bairro chamado “La Petite France” ocupado em outros tempos por uma colônia de pescadores. Suas casas com partes feitas de madeira, sendo na maioria de dois a três pavimentos, datam do fim do século XVI e do século XVII e é também onde se situa a principal eclusa desses canais. Após agradável caminhada, almoçamos no restaurante “La Corde à Linge”, com suas mesas distribuídas sob frondosas árvores.

 FOTOS DE STRASBOURG 























A gigantesca Catedral em estilo gótico romano teve sua pedra fundamental posta no ano de 1277, com  142 metros  de altura é equivalente a um prédio de 45 andares,  51metros  de largura e 111 metros  de profundidade, foi o edifício mais alto do mundo até o ano de 1884. Neste nosso dia de visita fomos abençoados com o acontecimento de a cerimônia de Ordenação do Monsenhor Vincent Dollmann, arcebispo da região. A cerimônia foi muito bonita com cânticos gregorianos e musicas tocados num gigantesco  e centenário órgão. Centenas de padres e outros religiosos participaram desse evento que culminou em uma procissão nas ruas ao redor da imensa Catedral
É possível fazer um romântico passeio de barco ( Batorama) circundando o centro histórico e apreciando as mais estonteantes e floridas paisagens desta fantástica cidade e para quem quiser ampliar os seus conhecimentos, mais de 10 museus podem ser encontrados somente a poucos passos de caminhada.

FOTOS DA CATEDRAL













03 de Setembro: Route dês Vins et Des Villages Fleuries
Aqui na França e em especial na região da Alsacia existe  há  mais de 50 anos um conselho nacional de cidades e vilarejos floridos que promove um  concurso que visa incentivar as cidades a embelezar seus espaços com flores, melhorando assim a  qualidade de vida dos seus moradores. Esse concurso fez com que pequenas e simpáticas “villages” se mobilizassem para decorar os mais variados locais, tais como: janelas, portas, jardins, pontes, rotatórias e outros inimagináveis locais que comportem uma jardineira ou um vaso de flor. É a coisa mais linda que já vi. Parecem cidades vindas dos mais encantadores Contos de Fadas, é quase como caminhar dentro de um charmoso e florido presépio.
Se vocês acham que a loucura das grandes cidades brasileiras são de deixar qualquer um maluco. Então vocês precisam vir conhecer a Alsácia e verificar como pode-se viver sem estresse e ter qualidade de vida em uma “village” encantadoramente agradável e bonita.
Começamos a rota do vinho e das cidades floridas pelas lindas “villages” de Obernai , Ville de Barr e Selestat. Nesta última visitamos o Château Du Haut- Koenigsbourg, magnífico castelo do século XII.  Em 1865 a propriedade passou a fazer parte do Patrimônio da cidade que a doou ao Imperador Alemão Guilherme II, pois a Alsacia nesta época se encontrava sob a administração germânica. Com a assinatura do Tratado de Versalhes em 1919 a França tornou-se proprietária dos bens da coroa alemã,  transformando  então o castelo  em museu. Nos seus 755 metros de altitude tem-se uma vista panorâmica de perder o fôlego, das janelas do castelo é possível visualizar varias “villages”, da rota do vinho. O interior do castelo, parece saído de um filme medieval. Quem se lembra das fantásticas aventuras do Guilherme Tell e do Bourgo Mestre? Sentimos-nos como se vivêssemos na Idade Média, pois sua mobília e aposentos estão com sua originalidade impecável, a sala de armas, com lanças, armaduras e bestas (atiradeira de flechas) em estado como se tivesse saído de uma batalha ainda ontem, é de arrepiar.

FOTOS DA VILLAGE DE OBERNAI






























FOTOS DE VILLE DE BARR
















FOTOS DE SALESTAT  E CHATEAU DU HAUT-KOENGSBOURG



























04 de Setembro
Continuando nossa rota das cidades floridas, visitanto a “village” de Bergheim. Logo na entrada desta cidadezinha fortificada e bem preservada existe um pórtico construído no ano de 1300. Classificada com 4 florzinhas que é a cotação máxima do conselho, esta cidade é de uma fotogenia deslumbrante, tiramos quase uma centena de fotografias deste tão pequeno vilarejo. Bergheim é também conhecida como produtora dos melhores vinhos “Grand Cru” da Alsacia. Visitamos a Cave “La Famille Halbeisen”, (Grand Rue, 57) tradicional produtores de vinho desde 1737. Obviamente não pudemos deixar de comprar uma garrafa, que consumimos prazerosamente em nosso hotel.


FOTOS DA VILLAGE DE BERGHEIM

















Também catalogada com 4 florzinhas na classificação das cidades mais floridas.  Ribeauvillé, vilarejo de característica medieval, é conhecida como a “Village dês Ménétriers” e promove anualmente no primeiro domingo de setembro um desfile alegórico e a grande Festa dos Menestréis na qual participam mais de uma centena de músicos e trovadores. Nessa época o vilarejo recebe mais de 20.000 espectadores.

FOTOS DE RIBEAUVILLÉ



















A poucos quilômetros fica Riquewihr, a pérola dos vinhedos. Catalogado como um dos vilarejos mais bonitos da França “L’un dês Plus Beaux Villages de France”, este povoado fortificado é protegido por uma dupla muralha, suas lindas e floridas casas erguidas entre o século XV e XVIII, formam um conjunto de riqueza arquitetônica excepcional, situada a mais de 900 metros de altitude é rodeada de extensos e verdejantes vinhedos. Esta é uma das “villages” que recebe o maior numero de turistas.

FOTOS DA VILLAGE DE RIQUEWIHR


















05 de Setembro Colmar La Petite Venise et  Ville d’Art  et  de Culture.
Situada geograficamente no meio da região vinícola alsaciana com clima particular e propicio a vinicultura, recebeu o subtítulo de capital dos vinhos da Alsacia. É uma cidade vibrante e ao mesmo tempo bucólica, os canais do centro histórico fazem lembrar Veneza, por isso também é conhecida como “La Petite Venise”. Em seu pequeno e florido atracadouro tomamos assento num gracioso barco, como uma gôndola. Durante nosso romântico passeio, o simpático barqueiro contou-nos inúmeras histórias sobre esta bela cidade.
Um dos mais ilustres filhos de Colmar foi o escultor Frédéric Auguste Bartholdi, nascido em 1834 que ainda jovem mudou-se para Paris.
Lembram-se da Estátua da Liberdade? Aquela que fica lá em Nova York? Pois bem, foi Bartholdi  que com a ajuda de Gustave Eiffel,  o mesmo da torre! Construíram a gigantesca Estátua da Liberdade que Napoleão III então presenteou aos Estados Unidos. Outro ilustre morador da cidade foi o filósofo iluminista Voltaire, que com suas ideias influenciaram pensadores importantes tanto da revolução francesa quanto da americana. Quem já não ouviu as frases: “Deus me defende dos amigos, que dos inimigos me defendo eu” e também, “Posso não concordar com nenhuma das palavras que você disser, mas defenderei até a morte o direito de você dizê-lo”. Pois é, são frases de Voltaire. Após esse passeio cultural, vagamos pelas pontes e ruas da romântica “Petite Venise”, com nossa ávida maquina fotográfica documentando este fantástico cenário.

FOTOS DE COLMAR




























06 de Setembro
Hoje, vamos sair um pouco da Alsacia e vamos em direção à Baden- Baden, também grande região vinícola, porém dentro das terras da Alemanha.  Ainda na França, fizemos uma parada em Kaysersberg, charmosa vila florida com uma interessante  “Verrerie d’Art”, atelier onde são confeccionados magníficas obras de arte em vidro. Abajur, bandejas e artigos de decorações artesanais ricamente manipuladas por tradicionais especialistas nesta arte.

FOTOS DE KAYSERSBERG
































Nossa segunda parada foi na também florida Eguisheim, berço dos vinhedos alsacianos e onde nasceu Bruno d’Eguisheim ,mais conhecido como Papa “Saint Léon IX”, cujo papado foi de 1049 a 1054.
A maioria destas “Villages Fleuries” organiza também a partir do final de novembro “O Temps de Noël”, quando a cidade toda se decora com luzes e motivos natalinos.
Outra observação também interessante é que em todas estas cidadezinhas encontrei banheiros públicos limpos, alguns pagos “0,20”e outros grátis, alguns totalmente automáticos e construídos em aço inox, com limpeza e desinfecção automática  a cada uso.

FOTOS DE EGUISHEIM
















07 de Setembro,  Baden – Baden, Alemanha
Baden em alemão significa banho e esta cidade manteve esse nome, até a idade média, somente em 1931 a cidade oficializou o nome duplicado Baden- Baden, que é uma forma reduzida de dizer banho na cidade de banho.
Suas águas medicinais foram utilizadas por muitas personalidades como a Rainha Vitória, Napoleão III, Brahms e também Dostoyevsky. Inclusive este famoso escritor russo escreveu o livro “The Gambler” ( O Jogador), enquanto jogava compulsivamente no luxuosíssimo Cassino desta cidade.
A cidade tem muito verde, agradáveis praças e imensos jardins e é circundada pela floresta negra. O visitante de Baden- Baden se caminhar cerca de 2 quilômetros de qualquer ponto da cidade, já a se encontrará  em plena floresta.
Sob as modernas instalações do Spa de Baden – Baden, ainda pode se ver parte das ruínas de uma milenar casa de banho romana. O Imperador Aurelius vinha de Roma até Baden – Baden, para tratar da sua artrite. Água rica em minerais chega a superfície com uma temperatura de 68 graus. Não é muito agradável beber água quente, mas não deixei de tomar, afinal se Reis, Rainhas e Imperadores a tomaram, são porque mal não faz.

FOTOS DE BADEN-BADEN

  










08 de Setembro, Heidelberg
A silhueta do grande Castelo de Heidelberg domina a paisagem da velha cidade com quase todo o seu casario construído na idade média. Esta cidade alemã recebe mais de 1 milhão de visitantes por ano.

Passamos este dia percorrendo seus principais pontos turísticos em especial a Ponte Velha construída em 1784, esta ponte foi parcialmente destruída na segunda guerra mundial, mas foi novamente recuperada após a guerra. Ao lado da ponte tem uma escultura de bronze na figura de um macaco segurando um espelho, essa escultura é replica de uma antecessora do século 16. Diz a lenda que quem tocar em seu espelho receberá muita riqueza. É desnecessário dizer que além de tocar no espelho documentamos com algumas fotos.
O que mais nos impressionou sem dúvida foi o Castelo. Para alcança-lo tomamos um moderno funicular que percorre um antigo túnel escavado nas rochas desta colina. Palácio de arquitetura renascentista do qual não se sabe exatamente a sua data de construção, mas os mais antigos documentos que mencionam este gigantesco Castelo datam de 1225.
Este Palácio foi parcialmente destruído no século 17 durante a guerra com os Franceses e também por 2 raios que o atingiram em 1764. Caminhamos pelos jardins e também pelo seu interior, em uma grande ala encontramos dois gigantescos toneis de madeira para armazenamento de vinho, perguntei a capacidade desses barris e fiquei estupefato, o maior deles comporta 220 mil litros de vinho.

FOTOS DE HEIDELBERG




















09 de Setembro
Deixamos Heidelberg, Alemanha,  com destino a Metz, França. Percorrido alguns quilômetros de estradas, algumas torres e cúpulas muito altas se destacam a beira da rodovia, a quantidade e a grandiosidade me despertou a curiosidade, no primeiro retorno possível, deixei a rodovia em direção a esta cidade que para mim ainda era desconhecida, ao atravessar o grande portal sob uma torre medieval deparamos com uma grande praça ladeada de edificações da mesma época. Apesar do destaque de inúmeros templos, nossa atenção maior foi para a grande Catedral ao final da rua principal. Só aí então, soubemos o nome desta cidade, ela se chama Speyer, uma das cidades mais antigas da Alemanha. A existência de ocupações humanas nesta região, são muito antigas. Foram descobertas restos de sepultura e cerâmica com idade de até 2000 anos antes de Cristo, mas a historia de Speyer como cidade propriamente dita, começou com a conquista romana nos anos de 12 a 9 antes de Cristo.
No ano 1030 o Rei konrad II construiu a Catedral, e em sua cripta foram sepultados nada menos que 8 imperadores e reis, 4 rainhas e vários bispos. Em 1980, a Catedral foi declarada Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO.
Speyer  também é destino de peregrinação, faz parte das inúmeras ramificações da rota jacobina, ou seja, o Caminho de Santiago.

Chegando em Metz, fizemos um rápido passeio a pé por seu centro histórico e aqui nos hospedamos para um merecido descanso, pois amanhã seguiremos caminho para a região de Champagne.



FOTOS DE SPEYER











10 de Setembro,  Reims, Champagne

Reims é uma cidade grande para os padrões franceses. Com população de aproximadamente 200.000 mil habitantes, tem um comercio forte e muito ativo, sua economia principal gira em torno desta refinada bebida que carrega o nome desta província. Visitamos o comercio local e vários ícones turísticos e em especial a magnífica Catedral construída no século XIII e local de coroação de 25 reis, visitamos também a “Cryptoportique Gallo-Romain”, ruína de um fórum romano construído 200 anos antes de Cristo e a Basilica de Saint-Remi, obra do século XI onde guarda a tumba deste santo.

 FOTOS DE REIMS



















11 de Setembro, Epernay
Hoje deixamos a Capital da região para visitar Epernay, porque é nesta cidade a apenas 25 km de Reims que fica uma das principais fabricantes desta mágica poção de prazer e luxuria. Agendamos uma visita a Cave do famoso Moët & Chandon, esta cave criada em 1743 foi o principal fornecedor de quase toda a realeza europeia. É aqui que também é fabricado o exclusivíssimo “Dom Pérignon”, nome do monge beneditino criador do champagne e amigo do patriarca da família Moët. Percorremos uma pequena parte dos 28 km de cave subterrânea onde a temperatura permanece sempre entre 12 e 15 graus. Aqui em sua “Maison”, local de moradia de seus proprietários existe também um palácio em anexo, para hospedes, Napoleão utilizou seus aposentos por cinco vezes.
Depois de receber uma verdadeira aula sobre a fabricação desta refinada bebida, finalizamos nossa visita brindando às nossas Bodas de Rubi com uma taça de Moët & Chandon, um dos mais famosos champagnes desta região tão única.


FOTOS DAS CAVES MOËT & CHANDON










12 de Setembro, Reims
Visitamos a “Maison Pommery” e a “Villa Demoselle”, elas ficam praticamente no centro de Reims e pode ser alcançado até mesmo a pé e são caves que produzem Champanhe de altíssima qualidade. Caminhamos pela “Place d’Erlon”, onde almoçamos, aqui é a região gastronômica e boemia da cidade.















13 de Setembro. Dia do meu aniversário
Retornamos à florida região da Alsácia. Hoje eu completo 60 anos de idade, então elegemos um agradável restaurante no centro de Strasbourg, com vista para a milenar e histórica catedral para almoçarmos e comemorar esta data.

MAIS FOTOS DE STRASBOURG










14 de Setembro
Ontem foi dia do início da colheita das uvas, então hoje dirigimos-nos para um vinhedo na cidade de Ottrott para ver e fotografar esse processo. Durante quase uma hora, acompanhamos dezenas de trabalhadores que para cá se dirigem vindo de outros vilarejos próximos. Com rapidez e habilidade cortavam grandes cachos de uvas e enchiam seus balaios. A Miriam foi presenteada com alguns cachos que ali mesmo saboreamos, estavam fantasticamente doces. Passamos também por uma pequena cave aonde vimos o processo de engarrafamento e rotulagem de seus vinhos, e continuamos nosso passeio subindo o monte Santa-Odile.

FOTOS DE OTTROTT
INÍCIO DA COLHEITA DA UVA









  





É interessante como certos acontecimentos parecem estar predestinados. Na semana passada estávamos na cidade de Colmar andando de loja em loja, procurando por uma medalha de Santa Thereza de Lisieux, que um amigo havia me encomendado. Depois de infrutífera procura em várias lojas, resolvemos perguntar na lojinha de produtos religiosos no interior da catedral. A simpática e falante senhora nos informou que talvez pudesse encontrar em Paris ou certamente na cidade de Lisieux, e passou a nos contar uma interessante história sobre a Santa-Odile, ouvimos sem dar a devida importância, mas curiosamente estamos agora exatamente na Abadia fundada por Santa-Odile há 1.332 anos, e onde está sua cripta.
Conta à história que Odile nasceu cega e seu pai, Duque da Alsácia, decide matar essa criança que desonrava a família. Sua mãe impede a morte e entrega a criança a uma enfermeira que depois de 12 anos a envia ao Monastério de Balme, (hoje conhecido como Baume-les-Dames), até essa idade ela ainda não tinha sido batizada.
Um monge Irlandês recebe uma visão de Deus que lhe ordena ir a Balme a fim de proceder a um Batismo. No momento que o óleo santo atinge os olhos da criança, ela começa a enxergar e nesse momento é que ela recebe então o nome de Odile, que significa “filha da luz”.
O milagre logo correu por toda a região. Mais tarde, com a morte do filho, seu pai arrependido aceita Odile e lhe doa seu palácio sobre uma montanha. Ela, por sua vez o transforma em monastério, “L’Abbaye de Hohenbourg”. O castelo se converteu em um local de peregrinação com fieis vindo de vários pontos da Europa em busca de milagres.
Santa Odile nasceu no ano 662, morreu no ano 720 e foi canonizada no século Xl.

FOTOS DA  "L´ABBAYE DE HOHENBOURG" 

 













15 de Setembro, Strasbourg
Strasbourg está em festa, existe aqui na França a “Journées Du Patrimoine”, onde todos os museus e outros patrimônios estão com as entradas gratuitas, e por sorte os dias são hoje e amanhã. Teve também uma festa jovem chamada “Zombie Walk”, para comemorar a abertura do festival europeu do filme fantástico de Strasbourg, onde centenas de pessoas fantasiadas e maquiadas como Zumbis, desfilam em grupo pelas ruas do centro de Strasbourg. Parecia que estávamos no meio do “Thriller do Michael Jackson”.
Na praça Kleber, havia também grande movimentação, foi a inauguração da nova loja da “Apple”. Centenas de pessoas faziam fila para poder entrar na loja e serem os primeiros a comprarem os novos “I-fones”. Cada grupo que conseguia entrar na loja comemorava com gritos de euforia e tiravam fotos para documentar o evento. Realmente eu não entendo o poder que essas novas tecnologias eletrônicas da “Apple” exerce sobre a juventude.  A Miriam e eu, preferimos curtir toda essa festividade, usufruindo a “Journées Du Patrimoine” e visitamos gratuitamente os Museus de Arqueologia, Belas Artes, Arte decorativa e o museu Alsaciano.












16 de Setembro
Nosso último dia aqui na Alsácia, aproveitamos para visitar mais alguma pequenas “Villages” da Rota do vinho. A primeira parada do dia foi a “Village de Molsheim”. Alem do ótimo vinho produzido nesta cidade, aqui também é o berço da indústria de automóveis Bugatti. Quem já ouviu falar desses sofisticados automóveis? Pois bem, foi aqui que em 1.909, Ettore Bugatti, um jovem italiano de 28 anos, edificou uma fabrica de automóveis. A pequena cidade na época tinha 3.000 habitantes, hoje um século depois, conta com cerca de 10.000 e é um importante centro de mecânica de alta precisão. A Bugatti lançou este ano, uma edição especial do modelo “Veyron Grand Sport ” com detalhes em porcelana e com um preço  que não é para muitos. Custa 1,65 milhão de euros. Mesmo que eu quisesse comprar um com desconto aqui diretamente da fábrica, ainda teria que fazer mais algumas economias para juntar esse dinheirinho. Vai ter que ficar pra depois.
O corpo de Ettore Bugatti está sepultado no cemitério desta pequena cidade que conta também com um museu em homenagem a esse grande empreendedor.

FOTOS DA " VILLAGE DE MOLSHEIM"













A segunda parada foi a Village de Marlenhem, porta norte da rota do vinho da Alsácia, a apenas 20 Km.  de Strasbourg, a margem da rodovia RN4 em direção a Paris. Logicamente estando na rota do vinho, não poderia deixar de degustar uma saborosa taça de vinho novo, produzido pela cave “Domaine Xavier Muller”. Fundada por Joseph Muller em 1885.

FOTOS DE MARLENHEM






Terceira e última parada do dia, Village de Obernai. Já havíamos visitado esta cidade no primeiro dia da rota do vinho em 3 de setembro, mas como Obernai é um pouco maior que outras Villages visinhas, retornamos pela sua grande oferta de opções de restaurantes. Almoçamos o típico “Entrecôte Grilleé avec pomme de terre au four”. Aproveitando ainda o último dia da “Journée Du Patrimoine”, visitamos a “L’ancienne Salle de Justice de Obernai”. Pequena edificação com interessantes afrescos do século XVII.

MAIS FOTOS DA VILLAGE DE OBERNAI










17 de Setembro
Nosso vôo de retorno a Lisboa parte de Frankfurt. Apesar de estarmos com dor no coração por deixar esta tão lindamente florida região e com o delicioso sabor de seus vinhos ainda  nos lábios, também sentimos saudades de nossos amigos e familiares.

18 de Setembro
De volta a Lisboa é como se já estivéssemos quase no quintal de casa. Separamos este dia para saborear mais uma vez os saborosos "Pastéis de Belém" e fazer as últimas comprinhas de "souvenir". Quisemos aproveitar o máximo estas ultimas horas na cidade, por isso perambulamos por Lisboa até tarde da noite.
Quando estávamos no caminho de volta ao hotel, pois amanhã cedo tomaremos o vôo de volta para o Brasil, cruzamos totalmente ao acaso com alguns amigos. Lisboa sempre nos apresenta agradáveis surpresas, por isso posso parodiar o comercial de um conhecido cartão de crédito.
Pastel de Belém,  um euro e quinze centavos.
Bacalhoada na Adega da Mó, Nove euros e cinquenta centavos.
Encontrar os amigos Paulo e Elaine mais Ricardo e Marylena em Lisboa, não tem preço.




Até a próxima e obrigado por participar de nossas vidas.
Osmar e Miriam

Nenhum comentário:

Postar um comentário