Pesquisar este blog

terça-feira, 3 de abril de 2012

França - Parte 03, Avignon Cidade dos Papas

03- Avignon Cidade dos Papas
Ao fundo a Ponte de Avignon
12 de maio -  Pegamos a estrada rumo a Avignon, chegamos ao hotel por volta da hora do almoço. Após fazermos o “check-in” e guardar as malas, fomos ao centro para comer alguma coisa e aproveitamos a tarde para conhecer a Ponte de Avignon. Esta ponte também carrega uma lenda interessante:  Conta que um jovem pastor que vivia em “Vivarais”, dizia ter recebido uma ordem divina para construir uma ponte sobre o rio “Rhône”. Guiado por um anjo, o pastor foi a Avignon onde tentou conseguir ajuda para essa tarefa. Uma personalidade local, desprezando as palavras do humilde pastor disse: Se foi Deus quem te mandou, levante essa grande rocha para ser usada como pedra  fundamental da ponte. Dizem que foi visto através de uma luz, anjos que o ajudaram a erguer e lançar a enorme pedra no leito do rio. Convencidos da força divina, toda a Vila se cotizou para essa construção que se iniciou em 1177. Esse pastor de nome “Saint Benezet” é hoje reverenciado como o santo protetor dos arquitetos. Ele existiu de fato, mas infelizmente morreu em 1184 poucos anos antes da ponte estar terminada.
 Banca no mercado “Les Hales”
13 de maio - Voltamos ao centro de Avignon para conhecer outros ícones interessantes. O mercado “Les Hales”, estupenda vitrine de produtos tentadores da região e o que acredito ser o principal ponto turístico, o “Chateauneuf du Pape”. Patrimônio histórico da humanidade, este gigantesco palácio foi construído em 1343, mas por problemas políticos na época, o Papa Bento XII teve que sair de Roma e iniciou as obras desse palácio onde foi sede da igreja católica até 1370. O Papa Gregório XI quis retornar para Roma, mas um grupo de cardeais franceses não reconheceu a mudança, criando um cisma na igreja, essa cisão só terminou em 1414 quando finalmente todo o Papado voltou ao Vaticano.
Palais du Pape
Pela tarde fizemos um romântico passeio de barco sobre o rio Rhôme.
14 de maio - Após um rápido “petit déjeuner” fomos para a cidade de “Chateauneuf-du-Pape. Nesta cidade ficava o palácio de verão do Papa, por isso carrega o nome homônimo do palácio principal em Avignon. Hoje esse palácio está em ruínas, mas a vinícola criada por João XXII continua a produzir um dos melhores vinhos da região. A cidade é pequena, mas comporta uma quantidade de Caves de fazer inveja. Varias dezenas de produtores de vinho oferecem degustação grátis, e para os interessados, também curso de como degustar, bastando se inscrever com antecedência.
Vinhedo em  Chateauneuf-du-Pape   
Visitamos a Cave “Brotte” que mantém um interessante museu. Foi fundada por Charles Brotte em 1931 e já esta em sua terceira geração, só produzem vinho com garantia de autenticidade de que comprova  as uvas da região de Chateauneuf-du-Pape.
Apenas mais cinco quilômetros e chegamos a “Courthezon”, cidade considerada a mais velha da França, sua origem remonta a mais de 4.500 anos antes de Cristo, mas o que a cidade mostra hoje são  edificações é do século XII.
“Le theátre antique”
Uma olhada no relógio nos fez lembrar que os restaurantes não servem refeição após as 14:00 hs. Então encerramos a visita e rumamos para um restaurante em “Orange”. Ali, pela primeira vez em nossa viagem caia uma fraca chuva, almoçamos enquanto esperávamos uma melhora do tempo para visitar “Le theátre antique”, construído pelos Romanos no início da era Cristã, com mais de 2.000 anos é o mais bem conservado da Europa e tem recebido inúmeros espetáculos com os mais renomados artistas da atualidade.
No outro extremo da cidade visitamos também o “L’Arc de Trionphe” espetacular construção também do primeiro século.
15 de maio - Hoje o “Mistral” resolver dar o ar da graça. Essa corrente de ar frio que desse dos Alpes, faz a temperatura despencar, e dos 27 graus passamos a ter uma sensação térmica de uns 5 graus, essa sensação é causada pelo vento gelado, em se abrigando do vento o frio passa a ser confortavelmente suportável. Felizmente tínhamos dois casacos corta-vento em nossas malas que nos ajudou bastante.
“Isle-sur-la-Sorge”
 “Isle-sur-la-Sorge”, conhecida como a Veneza de Provence, o charme de seus canais contornando o “Centre Ville” faz lembrar Veneza. Na idade média era uma pequena vila de pescadores, depois se transformou num grande produtor de tecidos tradicionais e de seda, seus canais com suas gigantescas Rodas Motrizes, movimentavam as dezenas de indústrias. Hoje a cidade que continua com a riqueza dessas águas, é um grande produtor de frutas e sua feira central é uma das maiores da França.
escargots
Chegamos por volta das 10:00 hs. e as centenas de barracas já estavam montadas. Quase todas as ruas do centro histórico também estavam tomadas por milhares e milhares de turistas e provençais. Dispensamos quase quatro horas para percorrer o que acredito, não tenha sido a totalidade da feira que se emaranhava por entre as pequenas e estreitas ruas. De uma barraca, emanava um odor delicioso que nos atraiu, ao ver o que continha a grande panela, ficamos surpresos, “ESCARGOTS”, caracóis muito bem temperados e cheirosos. Não tive coragem de experimentá-los, continuamos nossa caminhada, mas o agradável cheiro não me saia da mente, quando voltamos para comprar já não havia mais. Espero prová-los em outro dia.

Continua na página, França - Parte 04, Alpes e Cote d'Azur
Abraços a todos
Osmar e Miriam


Nenhum comentário:

Postar um comentário