Pesquisar este blog

terça-feira, 3 de abril de 2012

França - Parte 01, Trinta dias em Provence

01- Diário de Viagem.
Olá meus amigos, estamos em Provence.
Aix-en-Provence
Lembram quando eu estava na Austrália e escrevi algumas crônicas? Numa delas eu contava que estava lendo um livro em inglês para treinar o idioma. O livro se chamava ``Um ano na Provence”. Desde aquela época, a possibilidade de conhecer essa bela região da França não me saia da cabeça. Pois bem, agora estamos  aqui na tão sonhada `Provence``

Saímos de São Paulo no dia 2 de maio as 16:15 e depois de passar por Paris e Marselle, chegamos na linda cidade de Aix-en-provence por volta das 15:00 horas do dia seguinte. Obviamente bastante cansados, mas ainda com disposição suficiente para ir até o “Centre Ville”, uma área com construções da época da idade média, mas muito bem conservada e totalmente readaptada para a vida moderna, uma infinidade de lindas lojas das mais variadas grifes e outros tantos de cafés e magníficos restaurantes. A vida fervilha nas milhares de pessoas que circulam pelas estreitas ruelas  ou sentadas à mesa nas esplanadas sombreadas por frondosas árvores ou pelas edificações milenares da Ville.

Típica fachada de loja "Provençal"
04 de maio - É primavera, “printemps” como se diz aqui, os dias têm amanhecidos magnificamente lindos, um céu azul que vai de horizonte a horizonte porém, com muito pólen no ar. E se por acaso vocês vierem para cá e tiverem uma crise de espirros, não se preocupem, não pegaram nenhuma nova gripe, é apenas a inalação de um pouco de pólen, depois de alguns dias já estarão acostumados e afinal das contas, creio que seja até mesmo muito saudável.
Procuramos em uma rua próxima, uma vaga para estacionar o carro e uma simples observação no parquímetro já foi suficiente para verificar mais uma vez as diferenças entre um idiota de um contribuinte de impostos brasileiro e outros pelo mundo afora. Vejam só: O estacionamento não é cobrado entre as 12:00 e as 14:00 horas, tempo que a maioria das lojas fecham e também tempo suficiente para poder estacionar o carro e almoçar, deixando bem agitado o mercado e toda indústria alimentícia local. Outro benefício que os contribuintes locais também têm. O  preço do estacionamento é de 1 euro  por hora para visitantes e 0,50 centavos de euro  por 1hora e 40 minutos para os moradores do local.

Transporte público Local
Caso você se canse de andar pelas estreitas ruas do Centre Ville. Existe um sistema de transporte interessante aqui, são uns carrinhos muito parecidos com o “Papa móvel”, todo envidraçado e transporta apenas 6 passageiros, custa apenas  0,50 centavos de Euro ou cerca de 1,25 reais e circula por uma grande parte dessas milenares vielas.
05 de maio - Um dos  filho mais ilustre de “Aix-en-provence” foi  Paul Cezanne, célebre pintor mundialmente conhecido.  Nasceu aqui na rua de L’Opera , 28 em 1839, visitamos também o atelier que Paul Cézanne construiu nos arredores da cidade e hoje é um pequeno museu, mas infelizmente não tem nenhuma pintura realizada por ele no local. É apenas um estúdio com seus objetos de pintura e outros de uso pessoal. Mas esta cidade também pode ser chamada de “Cidade das Fontes”, durante nossas caminhadas pelo centro histórico, pudemos contar vinte e uma delas e a maior parte, jorrando água potável a centenas de anos.
A cidade foi fundada no ano 122 antes de Cristo por um romano chamado Sextius e aqui construíram um “SPA”  que foi recentemente reformado e ainda funciona, atraindo os endinheirados clientes. WWW.thermes-sextius.com  para quem tiver a curiosidade de checar.
06 de maio - Acordamos tarde e saímos com destino a “Salon de Provence”. Já com uma pontinha de saudade por deixar para traz essa tão viva e agradável cidade de “Aix-en-provence”.
Desativei o item referente a autopistas do meu “GPS” para que pegássemos apenas rodovias secundárias e assim cruzamos por lindas planícies cobertas por trigo, vinhedos e frondosos olivais.
Chegamos em  “Salon de provence” por volta das 12 horas e fomos caminhar pelas ruelas admirando as construções antigas e muito bem conservadas. O tempo passou sem que déssemos conta que já era 14:30 horas e infelizmente, tradição é tradição, nenhum restaurante serve o “déjeuner” ou seja o almoço após as 14:00 horas, o jeito foi sentar à mesa de uma “pasticerie”  e saborear um não menos delicioso baguette com presunto Parma e queijo brié.
Voltamos as nossas caminhadas, atravessamos um imenso portal do século X e adentramos na parte murada da Villa. Um imenso castelo central, contornado por inúmeras casas onde moravam os mais ricos aristocratas da época, inclusive a casa onde viveu “Nostradamus”, que mudou para cá quando tinha 44 anos e aqui viveu até sua morte aos 66 anos. Foi aqui também que ele escreveu o seu célebre e ainda atual livro, hoje conhecido como: “Profecias de Nostradamus” finalizado em 1557.
O tempo passou rápido e não deu para visitar o interior do castelo. Voltaremos amanhã.
O7 de maio -  Hoje saímos com a intenção de visitar o interior do grande castelo que se localiza sobre uma colina na parte central da cidade murada de “Salon de Provença”. Mas, mais uma vez, o charme das fachadas das pequenas lojas e restaurantes e os muitos bistrôs e cafés, tão lindamente montados encravados nos inúmeros becos e ruelas não nos deixaram seguir em frente sem que parássemos para tirar umas fotos aqui ou ali. Moral da história, as portas do castelo se fecharam para o almoço dos funcionários e só reabrindo as 14:30 horas. Para não ficarmos ali esperando, mudamos os planos, seguimos para “San Remy de Provence” e novamente deixamos a visita do interior do castelo para outro dia.
“San Remy de Provence”, repete a graça e a beleza das outras cidades ou Villes povoadas na idade média, porem um pouco menor que as anteriores que conhecemos. Os principais destaques que visitamos foram:
1-      A casa onde nasceu  e morou Nostradamus até 1557, ano em que se mudou para “Salon de Provence”.
2-      O fato de aqui ter sido acolhido o célebre pintor  Vincent Van Gogh, que durante sua estada de 1889 até 1890 pintou seu famoso auto retrato além de inúmeros outros desenhos e esboços.
3-      O sítio arqueológico “Glanum”. Cidade que foi povoada a 7 séculos antes de Cristo e com um sistema de distribuição de água potável e coleta de esgotos, que funcionam até hoje.
Até agora foi isso pessoal, quando tiver mais novidades mando pra vocês, um grande abraço a todos.

Continua na página, França - Parte 02, Seguindo os passos de Peter Mayle.

Osmar e Miriam  

Nenhum comentário:

Postar um comentário